9. Doença hormonal afecta 6 mil cães
Sabia que existem cerca de 6 mil cães afectados em Portugal com uma doença hormonal que leva a uma diminuição da actividade física do animal e a problemas de pele?
(Ler mais) Jornal Expresso
 
 
8. Terapeutas" de quatro patas. Os animais não julgam e por isso fazem bem
Parece um contra-senso, mas não é: os animais ajudam a humanizar os serviços ligados à saúde mental. Os Hospitais da Universidade de Coimbra já receberam a visita da cadela Núria. Na Quinta da Paiva, em Miranda do Corvo, a equitação, por exemplo, é terapêutica.
(Ler mais) Jornal Público
 
 
7. Mais de 100 mil cães infectados com leishmaniose
Queda de pêlo, emagrecimento, apatia e crescimento exagerado das unhas são alguns dos sintomas da leishmaniose canina. Luís Madeira de Carvalho, médico veterinário e membro do Observatório Nacional das Leishmanioses (ONLEISH), escreve sobre esta doença.
(Ler mais) Jornal Expresso
 
 
6. Petição pede esterilização para os animais abandonados
Grupo de cidadãos exige que partidos candidatos às eleições autárquicas incluam nos seus programas políticos medidas de esterilização de cães e gatos de rua. No País, há cinco milhões de cães e gatos abandonados.
(Ler mais) DN Portugal
 
 
5. Lisboa fez operação a 95 animais
No primeiro semestre de 2009, no canil e no gatil municipais de Lisboa foram esterilizados 95 animais, avançou ao DN o assessor de imprensa da autarquia.
(Ler mais) DN Portugal
 
 
4. Fidelidade canina à esperteza
Abelhas, porcos, cavalos, gralhas, papagaios, o macaco chinês, o polvo, os golfinhos ou os inevitáveis chimpanzés partilham o nosso material genético. Estes são alguns dos animais mais inteligentes do mundo. Mas no topo estão os cães.
(Ler mais) DN Ciência
 
 
3. Empresa evitou 97 mil nascimentos
A associação Animais de Rua dedica-se exclusivamente à esterilização de animais abandonados pelo País, tendo já feito 2523 operações.
(Ler mais) DN Portugal
 
 
2. Cães que contam até cinco e aprendem 150 palavras
Já sabíamos que eles sabiam rebolar, deitar, ir buscar o jornal ou os chinelos. Mas agora um psicólogo americano especialista em comportamento animal veio demonstrar que os cães também sabem detectar erros em operações matemáticas e conseguem aprender centenas de palavras. E que nos enganam tanto como nós os conseguimos enganar a eles.
(Ler mais) Ciência DN
 
 
1. Um em cada quatro cães em Portugal não recebe assistência médica-veterinária - especialistas
Um em cada quatro cães não recebe qualquer tipo de assistência médica-veterinária em Portugal, onde a despesa com animais de estimação é 33,8 por cento inferior à da UE-15, revelam dados apresentados por especialistas nacionais.
(Ler mais) Jornal Expresso